sábado, 16 de outubro de 2010

Padres, religiosos e religiosas diante das manipulações, falsidades e tramas que a direita está armando em todo país, resolveram preparar esse manifesto. É um manifesto para a assinatura de padres, religiosos e religiosas de vida consagrada.

Se você aceitar aderir a este manifesto CLIQUE AQUI e assine. Para fazer parte desta rede, no momento em que você for assinar coloque seu nome e email que são campos obrigatórios. No campo "informações opcionais - comentário público", pedimos que você nos informe de qual organização faz parte e qual município e estado mora. As outras informações solicitadas (RG, CPF, endereço, entre outros) NÃO precisam ser preenchidas para que sua assinatura seja aceita.

Um forte abraço a todos e todas!

“A Verdade vos Libertará” (Jo 8,32)


Nós - padres, religiosas e religiosos de vida consagrada - abaixo assinados, vimos a público esclarecer o seguinte:

Está ocorrendo uma manipulação, com fins eleitoreiros, da religião. Essa manipulação baseia-se em denúncia falsa de que a candidata Dilma seria favorável ao aborto, e a outras medidas tidas como “contrárias à moral”. A própria Dilma negou estas afirmações em reunião com lideranças das Igrejas em um positivo diálogo sobre o assunto.

Disse Dilma, em Belo Horizonte, dia 29/10/2010, a um grupo de padres e freis, que apoiavam sua candidatura: “Sou cristã e defendo a vida desde minha adolescência. Sou contra o aborto. Ainda agora que sou avó, mais defendo a vida. Nossa ação tem sido para promover a vida. É claro que se uma mulher chega a um hospital correndo risco de morte por tentativa de aborto, ela deve ser acolhida e não entregue à polícia.”

No final do 1º turno da campanha eleitoral, alguns padres e bispos do regional Sul I da CNBB condenaram injustamente a candidata do atual governo e instaram católicos a não votarem nela. Não bastasse isso, induziram católicos a pensarem que uma nota de uma comissão de um Regional seria a posição da CNBB Nacional. A manipulação religiosa foi além quando algumas lideranças católicas da TV Canção Nova comandaram a pregação do voto anti-Dilma na internet e em homilias de missas, em cultos e ações das igrejas em várias regiões pelo Brasil a fora.

Queremos recordar que no dia 16 de setembro de 2010, a direção da CNBB divulgou “NOTA DA CNBB NA PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES” reafirmando: “Falam em nome da CNBB somente a Assembleia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência”. O único pronunciamento oficial da CNBB sobre as eleições/2010 é a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada pela 48ª Assembleia Geral da CNBB, que não tem nenhuma restrição a Dilma Rousseff.

Sendo assim vimos a público denunciar essa manipulação da religião, esse abuso de poder, que fere a realidade e a história de nossa Igreja. Viver a fé cristã na conversão é acolher e habitar na verdade, não é possuí-la como sua e manipulá-la. Como hóspedes da verdade temos que estar dispostos ao diálogo. Para o cristão, na relação com a verdade, o desafio é aquele de se abrir ao diálogo, aonde as diferenças ao invés de serem causa de demonização ou de mentira são motivo de comunhão e responsabilidade.

3 comentários:

  1. Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem!
    Sou Frade Franciscano do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Trabalho no SAV (Serviço de Animação Vocacional)dos Frades Franciscanos, aqui de nossa região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Expresso nesta singela mensagem, o meu comentário e que é profundamente pessoal. Não votarei e muito menos apoiarei as candidaturas que estão no 2º Turno da Eleição Presidencial. Votei em Plínio de Arruda no 1º Turno e com consciência e coerência, acredito que as candidaturas que hoje se encontram no 2º Turno da Eleição Presidencial, nenhuma delas apresentam sinais significativos para termos um país mais humano, justo e solidário.
    No entanto, também deixo claro que não compactuo com setores da imprensa e parte de segmentos religiosos que não buscam conscientizar as pessoas para votarem segundo o seu espírito crítico e de liberdade, ou seja, determinados segmentos que instrumentalizam seus espaços para prejudicar esta ou aquela candidatura.
    Enfim, como pessoa humana,como frade franciscano, presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana, seguindo a orientação oficial da CNBB, devemos é conscientizar os irmãos e as irmãs de nossa nação para se colocarem conscientemente e seguindo a criticidade de seu livre-arbítrio no processo eleitoral.
    Frei Elpidio Júnior,ofm

    ResponderExcluir
  2. Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem!
    Sou Frade Franciscano do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Atuo no (SAV)Serviço de Animação Vocacional dos Frades Franciscanos de nossa região do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba.
    Votei em Plíno de Arruda no 1º Turno da Eleição Presidencial 2010 e não votarei e muito menos apoiarei nenhuma daas candidaturas que se encontram no 2º Turno, pois, acredito que nenhuma delas apresentam sinais para termos um país humano, justo e solidário.
    No entanto, também deixo claro, que não compacto com determinados setores da imprensa e segmentos religiosos que deturpam os fatos, ou seja, que utilizam seus espaços para difamar, prejudicar esta ou aquela candidatura.
    Primeiramente e acima de tudo, como pessoa humana e também como frade franciscano e presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana, seguindo a orientação oficial da CNBB, acredito que nós devemos levar os irmãos e as irmãs a se colocarem segundo a sua consciência e seguindo a criticidade de seu livre-arbítrio.
    Na alegria franciscana,
    Frei Elpidio Júnior,ofm

    ResponderExcluir
  3. Frei Sérgio max,ofm - Uberlândia18 de outubro de 2010 às 16:59

    Parabéns meus irmãos. Vocês estão sendo fiéis aos princípios mais puros e verdadeiros de nosso pai São Francisco e de toda Espiritualidade franciscana ao longo desses 800 anos. Contem comigo, vamos fazer uma corrente contra toda essa baixaria que já vem desde o 1º turno das eleições, e que reúne o que há de mais sujo e podre em política e tb no submundo religioso.
    Frei Sérgio Max,ofm - Uberlândia

    ResponderExcluir