Padres, religiosos e religiosas diante das manipulações, falsidades e tramas que a direita está armando em todo país, resolveram preparar esse manifesto. É um manifesto para a assinatura de padres, religiosos e religiosas de vida consagrada.
Se você aceitar aderir a este manifesto CLIQUE AQUI e assine. Para fazer parte desta rede, no momento em que você for assinar coloque seu nome e email que são campos obrigatórios. No campo "informações opcionais - comentário público", pedimos que você nos informe de qual organização faz parte e qual município e estado mora. As outras informações solicitadas (RG, CPF, endereço, entre outros) NÃO precisam ser preenchidas para que sua assinatura seja aceita.
Um forte abraço a todos e todas!
“A Verdade vos Libertará” (Jo 8,32)
Nós - padres, religiosas e religiosos de vida consagrada - abaixo assinados, vimos a público esclarecer o seguinte:
Está ocorrendo uma manipulação, com fins eleitoreiros, da religião. Essa manipulação baseia-se em denúncia falsa de que a candidata Dilma seria favorável ao aborto, e a outras medidas tidas como “contrárias à moral”. A própria Dilma negou estas afirmações em reunião com lideranças das Igrejas em um positivo diálogo sobre o assunto.
Disse Dilma, em Belo Horizonte, dia 29/10/2010, a um grupo de padres e freis, que apoiavam sua candidatura: “Sou cristã e defendo a vida desde minha adolescência. Sou contra o aborto. Ainda agora que sou avó, mais defendo a vida. Nossa ação tem sido para promover a vida. É claro que se uma mulher chega a um hospital correndo risco de morte por tentativa de aborto, ela deve ser acolhida e não entregue à polícia.”
No final do 1º turno da campanha eleitoral, alguns padres e bispos do regional Sul I da CNBB condenaram injustamente a candidata do atual governo e instaram católicos a não votarem nela. Não bastasse isso, induziram católicos a pensarem que uma nota de uma comissão de um Regional seria a posição da CNBB Nacional. A manipulação religiosa foi além quando algumas lideranças católicas da TV Canção Nova comandaram a pregação do voto anti-Dilma na internet e em homilias de missas, em cultos e ações das igrejas em várias regiões pelo Brasil a fora.
Queremos recordar que no dia 16 de setembro de 2010, a direção da CNBB divulgou “NOTA DA CNBB NA PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES” reafirmando: “Falam em nome da CNBB somente a Assembleia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência”. O único pronunciamento oficial da CNBB sobre as eleições/2010 é a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada pela 48ª Assembleia Geral da CNBB, que não tem nenhuma restrição a Dilma Rousseff.
Sendo assim vimos a público denunciar essa manipulação da religião, esse abuso de poder, que fere a realidade e a história de nossa Igreja. Viver a fé cristã na conversão é acolher e habitar na verdade, não é possuí-la como sua e manipulá-la. Como hóspedes da verdade temos que estar dispostos ao diálogo. Para o cristão, na relação com a verdade, o desafio é aquele de se abrir ao diálogo, aonde as diferenças ao invés de serem causa de demonização ou de mentira são motivo de comunhão e responsabilidade.
_____________________________________________
"Se nos calarmos, até as pedras gritarão!”
Manifesto de Cristãos e cristãs evangélicos/as e católicos/as em favor da vida e da Vida em Abundância!
Somos homens e mulheres, ministros, ministras, agentes de pastoral, teólogos/as, padres, pastores e pastoras, intelectuais e militantes sociais, membros de diferentes Igrejas cristãs, movidos/as pela fidelidade à verdade, vimos a público declarar:
Somos homens e mulheres, ministros, ministras, agentes de pastoral, teólogos/as, padres, pastores e pastoras, intelectuais e militantes sociais, membros de diferentes Igrejas cristãs, movidos/as pela fidelidade à verdade, vimos a público declarar:
1.Nestes dias, circulam pela internet, pela imprensa e dentro de algumas de nossas igrejas, manifestações de líderes cristãos que, em nome da fé, pedem ao povo que não vote em Dilma Rousseff sob o pretexto de que ela seria favorável ao aborto, ao casamento gay e a outras medidas tidas como “contrárias à moral”.
A própria candidata negou a veracidade destas afirmações e, ao contrário, se reuniu com lideranças das Igrejas em um diálogo positivo e aberto. Apesar disso, estes boatos e mentiras continuam sendo espalhados. Diante destas posturas autoritárias e mentirosas, disfarçadas sob o uso da boa moral e da fé, nos sentimos obrigados a atualizar a palavra de Jesus, afirmando, agora, diante de todo o Brasil: “se nos calarmos, até as pedras gritarão!” (Lc 19, 40).
2.Não aceitamos que se use da fé para condenar alguma candidatura. Por isso, fazemos esta declaração como cristãos, ligando nossa fé à vida concreta, a partir de uma análise social e política da realidade e não apenas por motivos religiosos ou doutrinais. Em nome do nosso compromisso com o povo brasileiro, declaramos publicamente o nosso voto em Dilma Rousseff e as razões que nos levam a tomar esta atitude.
3.Consideramos que, para o projeto de um Brasil justo e igualitário, a eleição de Dilma para presidente da República representará um passo maior do que a eventualidade de uma vitória do Serra, que, segundo nossa análise, nos levaria a recuar em várias conquistas populares e efetivos ganhos sócio-culturais e econômicos que se destacam na melhoria de vida da população brasileira.
4.Consideramos que o direito à Vida seja a mais profunda e bela das manifestações das pessoas que acreditam em Deus, pois somos à sua Imagem e Semelhança. Portanto, defender a vida é oferecer condições de saúde, educação, moradia, terra, trabalho, lazer, cultura e dignidade para todas as pessoas, particularmente as que mais precisam. Por isso, um governo justo oferece sua opção preferencial às pessoas empobrecidas, injustiçadas, perseguidas e caluniadas, conforme a proclamação de Jesus na montanha (Cf. Mt 5, 1- 12).
5.Acreditamos que o projeto divino para este mundo foi anunciado através das palavras e ações de Jesus Cristo. Este projeto não se esgota em nenhum regime de governo e não se reduz apenas a uma melhor organização social e política da sociedade. Entretanto, quando oramos “venha o teu reino”, cremos que ele virá, não apenas de forma espiritualista e restrito aos corações, mas, principalmente na transformação das estruturas sociais e políticas deste mundo.
6.Sabemos que as grandes transformações da sociedade se darão principalmente através das conquistas sociais, políticas e ecológicas, feitas pelo povo organizado e não apenas pelo beneplácito de um governante mais aberto/a ou mais sensível ao povo. Temos críticas a alguns aspectos e algumas políticas do governo atual que Dilma promete continuar. Motivo do voto alternativo de muitos companheiros e companheiras Entretanto, por experiência, constatamos: não é a mesma coisa ter no governo uma pessoa que respeite os movimentos populares e dialogue com os segmentos mais pobres da sociedade, ou ter alguém que, diante de uma manifestação popular, mande a polícia reprimir. Neste sentido, tanto no governo federal, como nos estados, as gestões tucanas têm se caracterizado sempre pela arrogância do seu apego às políticas neoliberais e pela insensibilidade para com as grandes questões sociais do povo mais empobrecido.
7.Sabemos de pessoas que se dizem religiosas, e que cometem atrocidades contra crianças, por isso, ter um candidato religioso não é necessariamente parâmetro para se ter um governante justo, por isso, não nos interessa se tal candidato/a é religioso ou não. Como Jesus, cremos que o importante não é tanto dizer “Senhor, Senhor”, mas realizar a vontade de Deus, ou seja, o projeto divino. Esperamos que Dilma continue a feliz política externa do presidente Lula, principalmente no projeto da nossa fundamental integração com os países irmãos da América Latina e na solidariedade aos países africanos, com os quais o Brasil tem uma grande dívida moral e uma longa história em comum. A integração com os movimentos populares emergentes em vários países do continente nos levará a caminharmos para novos e decisivos passos de justiça, igualdade social e cuidado com a natureza, em todas as suas dimensões. Entendemos que um país com sustentabilidade e desenvolvimento humano – como Marina Silva defende – só pode ser construído resgatando já a enorme dívida social com o seu povo mais empobrecido. No momento atual, Dilma Rousseff representa este projeto que, mesmo com obstáculos, foi iniciado nos oito anos de mandato do presidente Lula. É isto que está em jogo neste segundo turno das eleições de 2010.
Com esta esperança e a decisão de lutarmos por isso, nos subscrevemos:
Dom Thomas Balduino, bispo emérito de Goiás velho, e presidente honorário da CPT nacional.
Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Feliz do Araguaia-MT.
Dom Demetrio Valentini, bispo de Jales-SP e presidente da Cáritas nacional.
Dom Luiz Eccel - Bispo de Caçador-SC
Dom Antonio Possamai, bispo emérito da Rondônia.
Dom Sebastião Lima Duarte, bispo de Viana- Maranhão.
Dom Xavier Gilles, bispo emérito de Vina- Maranhão.
Padre Paulo Gabriel, agente de pastoral da Prelazia de São Feliz do Araguaia /MT
Jether Ramalho, Rio de Janeiro.
Marcelo Barros, monge beneditino, teólogo
Professor Candido Mendes, cientista político e reitor
Luiz Alberto Gómez de Souza, cientista político, professor
Zé Vicente, cantador popular. Ceará
Chico césar. Cantador popular. Paraíba/são paulo
Revdo Roberto Zwetch, igreja IELCB e professor de teologia em São Leopoldo.
Pastora Nancy Cardoso, metodista, Vassouras / RJ
Antonio Marcos Santos, Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Juazeiro - Bahia
Maria Victoria Benevides, professora, da USP
Monge Joshin, Comunidade Zen Budista do Brasil, São Paulo
Antonio Cecchin, irmão marista, Porto Alegre.
Ivone Gebara, religiosa católica, teóloga e assessora de movimentos populares.
Fr. Luiz Carlos Susin – Secretário Geral do Fórum Mundial de Teologia e Libertação
Frei Betto, escritor, dominicano.
Luiza E. Tomita – Sec. Executiva EATWOT(Ecumenical Association of Third World Theologians)
Ir. Irio Luiz Conti, MSF. Presidente da Fian Internacional
Pe. João Pedro Baresi, pres. da Comissão Justiça e Paz da CRB (Conferência dos religiosos do Brasil) SP
Frei José Fernandes Alves, OP. – Coord. da Comissão Dominicana de Justiça e Paz
Pe. Oscar Beozzo, diocese de Lins.
Pe. Inácio Neutzling – jesuíta, diretor do Instituto Humanitas Unisinos
Pe. Ivo Pedro Oro, diocese de Chapecó / SC
Pe. Igor Damo, diocese de Chapecó-SC.
Irmã Pompeia Bernasconi, cônegas de Santo Agostinho
Cibele Maria Lima Rodrigues, Pesquisadora.
Pe. John Caruana, Rondônia.
Pe. Julio Gotardo, São Paulo.
Toninho Kalunga, São Paulo,
Washingtonn Luiz Viana da Cruz, Campo Largo, PR e membro do EPJ (Evangélicos Pela Justiça)
Ricardo Matense, Igreja Assembléia de Deus, Mata de São João/Bahia
Silvania Costa
Mercedez Lopes,
André Marmilicz
Raimundo Cesar Barreto Jr, Pastor Batista, Doutor em ética social
Pe. Arnildo Fritzen, Carazinho. RS.
Darciolei Volpato, RS
Frei Ildo Perondi - Londrina PR
Ir. Inês Weber, irmãs de Notre Dame.
Pe. Domingos Luiz Costa Curta, Coord. Dioc de Pastoral da Diocese de Chapecó/SC.
Pe. Luis Sartorel,
Itacir Gasparin
Célio Piovesan, Canoas.RS
Toninho Evangelista - Hortolândia/SP
Geter Borges de Sousa, Evangélicos Pela Justiça (EPJ), Brasília.
Caio César Sousa Marçal - Missionário da Igreja de Cristo - Frecheirinha/CE
Rodinei Balbinot, Rede Santa Paulina
Pe. Cleto João Stulp, diocese de Chapecó.
Odja Barros Santos - Pastora batista
Ricardo Aléssio, cristão de tradição presbiteriana, professor universitário.
Maria Luíza Aléssio, professora universitária, ex-secretária de educação do Recife
Rosa Maria Gomes
Roberto Cartaxo Machado Rios
Rute Maria Monteiro Machado Rios
Antonio Souto, Caucaia, CE
Olidio Mangolim – PR
Joselita Alves Sampaio – PR
Kleber Jorge e silva, teologia – Passo Fundo - RS
Terezinha Albuquerque
PR. Marco Aurélio Alves Vicente - EPJ - Evangélicos pela Justiça, pastor-auxiliar da Igreja Catedral da Família/Goiânia-GO
Padre Ferraro, Campinas.
Ir, Carmem Vedovatto
Ir. Letícia Pontini, discípulas, Manaus.
Padre Manoel, PR
Magali Nascimento Cunha, metodista
Stela Maris da Silva
Ir. Neusa Luiz, abelardo luz- SC
Lucia Ribeiro, socióloga
Marcelo Timotheo da Costa, historiador
Maria Helena Silva Timotheo da Costa
Ianete Sampaio
Ney Paiva Chavez, professora educação visual, Rio de janeiro
Antonio Carlos Fester
Ana Lucia Alves, Brasília
Ivo Forotti, Cebs – Canoas - RS
Agnaldo da Silva Vieira - Pastor Batista. Igreja Batista da Esperança - Rio de Janeiro
Irmã Claudia Paixão, Rio de Janeiro
Marlene Ossami de Moura, antropóloga / Goiânia.
Ir. Maria Celina Correia Leite, Recife
Pedro Henriques de Moraes Melo - UFC/ACEG
Fernanda Seibel, Caxias do Sul.
Benedito Cunha, pesquisador popular, membro do Centro Mandacaru - Fortaleza
Pe. Lino Allegri - Pastoral do Povo da Rua de Fortaleza, CE.
Juciano de Sousa Lacerda, Prof. Doutor de Comunicação Social da UFRN
Pasqualino Toscan - Guaraciaba SC
Francisco das Chagas de Morais, Natal - RN.
Elida Araújo
Maria do Socorro Furtado Veloso - Natal, RN
Maria Letícia Ligneul Cotrim, educadora
Maria das Graças Pinto Coelho/ professora universitária/UFRN
Ismael de Souza Maciel membro do CEBI - Centro de Estudos Bíbicos Recife
Xavier Uytdenbroek, prof. aposentado da UFPE e membro da coordenação pastoral da UNICAP
Maria Mércia do Egito Souza agente da Pastoral da Saúde Arquidiocese de Olinda e Recife
Leonardo Fernando de Barros Autran Gonçalves Advogado e Analista do INSS
Karla Juliana Souza Uytdenbroek Bacharel em Direito
Targelia de Souza Albuquerque
Maria Lúcia F de Barbosa, Professora UFPE
Débora Costa-Maciel, Profª. UPE
Maria Theresia Seewer
107.Ida Vicenzia Dias Maciel
108.Marcelo Tibaes
109.Sergio Bernardoni, diretor da CARAVIDEO- Goiânia - Goiás
110.Claudio de Oliveira Ribeiro. Sou pastor da Igreja Metodista em Santo André, SP.
104.Pe. Paulo Sérgio Vaillant - Presbítero da Arquidiocese de Vitória – ES
106.Roberto Fernandes de Souza. RG 08539697-6 IFP RJ - Secretario do CEBI RJ
107.Sílvia Pompéia.
108.Pe. Maro Passerini - coordenador Past. Carcerária - CE
109.Dora Seibel – Pedagoga, caxias do sul.
110.Mosara Barbosa de Melo
111.Maria de Fátima Pimentel Lins
112.Prof. Renato Thiel, UCB-DF
114.Alexandre Brasil Fonseca , Sociólogo, prof. da UFRJ, Ig. Presbiteriana e coordenador da Rede FALE)
115.Daniela Sanches Frozi, (Nutricionista, profa. da UERJ, Ig. Presbiteriana, conselheira do CONSEA Nacional e vice-presidente da ABUB)
116.Marcelo Ayres Camurça – Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião – Universidade Federal de Juiz de Fora
117.Revd. Cônego Francisco de Assis da Silva,Secretário Geral da IEAB e membro da Coordenação do Fórum Ecumênico Brasil
118.Irene Maria G.F. da Silva Telles
119.Manfredo Araújo de Oliveira
120.Agnaldo da Silva Vieira - Pedagogo e Pastor Auxiliar da Igreja Batista da Esperança-Centro do Rio de Janeiro
121.Pr. Marcos Dornel - Pastor Evangélico - Igreja Batista Nova Curuçá - SP
122.Adriano Carvalho.
123.Pe. Sérgio Campos, Fundação Redentorista de Comunicações Sociais – Paranaguá/Pr.
124.Eduardo Dutra Machado, pastor presbiteriano
125.Maria Gabriela Curubeto Godoy - médica psiquiatra - RS
126.Genoveva Prima de Freitas- Professora – Goiânia
127.M. Candida R. Diaz Bordenave
128.Ismael de Souza Maciel membro do CEBI - Centro de Estudos Bíbicos Recife
129.Xavier Uytdenbroek prof. aposentado da UFPE e membro da coordenação pastoral da UNICAP
130.Maria Mércia do Egito Souza agente da Pastoral da Saúde Arquidiocese de Olinda e Recife
131.Leonardo Fernando de Barros Autran Gonçalves Advogado e Analista do INSS
132.Karla Juliana Souza Uytdenbroek Bacharel em Direito
133.Targelia de Souza Albuquerque
134.Maria Lúcia F de Barbosa (Professora - UFPE)
135.Paulo Teixeira, parlamentar, são paulo.
136.Alessandro Molon, parlamentar, Rio de janeiro.
137.Adjair Alves (Professor - UPE)
138.Luziano Pereira Mendes de Lima - UNEAL
139.Cláudia Maria Afonso de Castro-psicóloga- trabalhadora da Saúde-SMS Suzano-SP
140.Fátima Tavares, Coordenadora do Programa de Pos-Graduação em Antropologia FFCH/UFBA
141.Carlos Caroso, Professor Associado do Departamento de Antropologia e Etrnologia da UFBA.
142.Isabel Tooda
143.Joanildo Burity (Anglicano, cientista político, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco,
144.Prof. Dr. Paulo Fernando Carneiro de Andrade, Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Professor de Teologia PUC- Rio
145.Aristóteles Rodrigues - Psicólogo, Mestre em Ciência da Religião
146.Zwinglio Mota Dias - Professor Associado III – Universidade Federal de Juiz de Fora
147.Antonio Francisco Braga dos Santos- IFCE
148.Paulo Couto Teixeira, Mestrando em Teologia na EST/IECLB
149.Rev. Luis Omar Dominguez Espinoza
150.Anivaldo Padilha - Metodista, KOINONIA, líder ecumênico
151.Nercina Gonçalves
152.Hélio Rios, pastor presbiteriano
153.João José Silva Bordalo Coelho, Professor- RJ
154.Lucilia Ramalho. Rio de janeiro.
155.Maria tereza Sartorio, educadora, ES
156.Maria jose Sartorio, saúde, ES
157.Nilda Lucia sartorio, secretaria de ação social, Espírito santo
158.Ângela maria fernandes -Curitiba paraná
159.Lúcia Adélia Fernandes
160.Jeanne Nascimento - Advogada em São Paulo/SP
161.Frei José Alamiro, franciscano, São Paulo, SP
162.Ruth Alexandre de Paulo Mantoan
__________________________________________
Jovens Católicos sobre o Processo Eleitoral
O processo eleitoral nos desafia a refletir sobre que tipo de projeto de desenvolvimento se coloca para a sociedade brasileira, em especial para a juventude. A despeito dos largos passos dados nos últimos anos na construção da pluralidade religiosa e no combate a intolerância, temos assistido no Brasil um processo fundamentalista de criminalização da atividade política de quem, a partir da fé e do envolvimento comunitário, quer transformar a realidade. Ao mesmo tempo, este processo cria uma indevida utilização dos preceitos religiosos para o benefício de uma candidatura escondendo, por trás do discurso da moral, a posição política daqueles que querem de volta o conservadorismo e a lógica neoliberal para o centro do comando do executivo federal do país.
Assim como dezenas de intelectuais, agentes de pastoral, bispos, padres, religiosos e religiosas nós, jovens católicos abaixo-assinados, posicionamo-nos em defesa de um Brasil justo, livre e igualitário e combatemos o retrocesso conservador representado pela candidatura do tucano José Serra (PSDB). Sabemos a partir do que fez à frente do poder público como Prefeito de São Paulo, Governador e Ministro do governo FHC que, apesar da pele de cordeiro, o candidato tucano representa o retorno ao receituário neoliberal, ao achatamento do salário mínimo, às privatizações, ao tratamento truculento aos movimentos sociais e às grandes taxas e impostos, além de tratar a juventude e os demais temas sociais que nos atingem direta ou indiretamente como casos de polícia, e não como base para políticas públicas específicas. Em outras palavras, o desrespeito à vida, à dignidade humana e a paz!
Recordamo-nos das grandes lutas travadas pelos movimentos populares contra os desmandos da Era FHC e, por isso, temos clareza de que um eventual Governo José Serra significaria grandes prejuízos às políticas de juventude, com fechamento dos espaços de diálogo com as organizações juvenis, redução dos recursos para os programas sociais e fortalecimento das políticas repressivas, com a caracterização de políticas de extermínio da juventude, notadamente a juventude negra. Além disso, a proposta de redução da maioridade penal, criminalizadora da juventude, que ataca os efeitos e não as causas, ainda hoje vigente no Senado, amplamente combatida pelos movimentos de juventude, pelas igrejas, pela CNBB e pela própria Conferência Nacional de Juventude, parte dos aliados conservadores do PFL/DEM que estão como vice na chapa de Serra.
Ao contrário do que vivemos no governo FHC assistimos no governo Lula a uma série de avanços no conjunto das políticas sociais e no diálogo com as organizações populares. Com forte colaboração da ministra Dilma Roussef a juventude brasileira participou de um importante processo de consolidação das políticas de juventude com a criação da Secretaria e do Conselho Nacional da Juventude, a realização da I Conferência Nacional de Políticas Juventude e recente aprovação da PEC da Juventude que assegura no texto da Constituição os/as jovens como sujeitos de direitos. Os próximos passos, que não podem ser ameaçados por um retrocesso, são a consolidação do Estatuto Nacional de Juventude e do Plano Nacional de Juventude.
A juventude católica abaixo-assinada saúda a candidata Dilma Roussef pela sua posição clara em defesa da dignidade humana, em defesa da juventude e compreende que em seu governo assistirá a continuidade de políticas como o PROJOVEM, PROUNI e Praças da Juventude, ao contrário das práticas dos governos de Serra (como prefeito e governador de São Paulo), marcados pelo autoritarismo e pela repressão ao movimento social.
Não podemos nos calar diante da leviana utilização do discurso religioso como forma de ofender a candidata Dilma Roussef. É evidente o respeito de Dilma aos valores cristãos, à unidade na diversidade, a dignidade da pessoa humana e a defesa da juventude. Acreditamos que a sua história se confunde com a luta pela democracia, pela liberdade religiosa e pela liberdade de imprensa. Não podemos acreditar na enxurrada de mentiras divulgadas diariamente com interesse de difamar a candidata.
Precisamos assumir com ousadia o nosso desafio militante e lançarmo-nos numa grande rede contra a mentira e defesa da juventude. Dilma concretiza, na presidência, a opção preferencial que vivemos enquanto comunidade católica na América Latina: a opção por todos e todas, especialmente por aqueles/as que mais precisam, os/as pobres e os/as jovens. Converse com seus colegas, amigos/as, vizinhos/as, colegas de trabalho e comunidade. Acesse o site http://www.dilma13.com.br/ e veja a versão verdadeira das muitas mentiras divulgadas pela internet, enfim, vamos as urnas eleger Dilma 13 e continuar nas ruas em trincheira por um Brasil livre, soberano e democrático.
Sou católico, Sou Jovem, Sou Dilma! No dia 31 de outubro vote 13!
Brasil, 18 de outubro de 2010.
1. Felipe da Silva Freitas – bacharel em direito, presidente do Conselho Estadual de Juventude e Coordenador Nacional da Campanha contra a Violência e Extermínio de Jovens, PJ (BA)
2. Hildete Emanuele Nogueira – secretária nacional da Pastoral da Juventude (BA)
3. Eric Moura – Equipe Nacional de Serviços da PJMP e Equipe da PJB (AM)
4. Tábata Silveira – estudante de direito e Articuladora Nacional da PJE (RS)
5. Iris Oliveira – Doutora Professora da UFRN e Assessora da PJMP (RN)
6. Robson Rodrigues – Doutor Professor da USP e Assessor Nacional da PJMP (SP)
7. Vanildes Gonçalves dos Santos – Mestre em Ciências Sociais, assessora da PJ do CEBI, professora da Universidade Católica de Brasília
8. Maurício Perondi – doutorando em educação e assessor nacional da PJE (RS)
9. Edney Santos Mendonça – Representante da PJ no Conselho Nacional de Juventude (AM)
10. Elis Souza dos Santos – pedagoga e membro da Coordenação Nacional da PJ (BA)
11. Ângela Maria da Silva – pedagoga e Coordenadora Nacional da Pastoral da Juventude (PI)
12. Paula Grassi – Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude (RS)
13. Marcelo Lírio da Silva, membro da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude (ES)
14. Roberta Agustinho – pedagoga, Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude (SP)
15. Raquel Pulita Andrade Silva – Relações Públicas, compõe a Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude (DF)
16. Rubia Nascimento – Coordenação Nacional da Campanha contra a Violência e Extermínio de Jovens e coordenação Nacional da PJMP (AL)
17. Ana Rita de Castro – Presidente do Conselho Estadual da Mulher – GO e ex. Secretária da PJMP (GO)
18. Rodrigo da Rocha – Engenheiro Civil e Coordenação Nacional da PJMP (GO)
19. André Ferreira – Antropólogo e Equipe Nacional de Serviços da PJMP (GO)
20. Claudia S. da Silva – Assessora Nacional da PJMP e Assessora Regional da PJB Ne. 3 (BA)
21. André Fidelis – Coordenação Nacional da PJMP ( PE)
22. Laudiano Silva – Coordenação Nacional da PJMP (CE)
23. Rodrigo da Silva – militante da Pastoral da Juventude (SC).
24. Joaquim Alberto Andrade Silva – Publicitário, Assessor da Pastoral da Juventude (DF)
25. Alexandre Piero (Alex) – Conselho Municipal de Juventude de SP, PJ (SP)
26. Mayara de Queiroz Oliveira Ribeiro da Silva – Assessora da PJ Salvador (BA)
27. Fernando Zamban – Cáritas Brasileira Regional Sul 4 (SC)
28. Claudia Cristina Monteiro Lima – Assessora de Projetos – Instituto Marista de Solidariedade (DF)
29. Vanessa Aparecida Araújo Correia, jornalista, militante da Pastoral da Juventude, Santo Amaro (SP)
30. Pe. Wander Torres Costa (Pe. Wandinho) – Assessor da PJ, Mariana (MG)
31. Alessandro Hipólito – Secretário das PJs MG e ES, Belo Horizonte (MG)
32. Pe. Xico – PJ Arquidiocese de Belo Horizonte, Ribeirão da Neves (MG)
33. Pe. José Geraldo – Assessor das CEBs Belo Horizonte, Ribeirão das Neves (MG)
34. Marcos Dantas – Instituto Paulista de Juventude – SP
35. Renato Eliseu Costa, PJ Diocese de Guarulhos, mestrando em Gestão de Políticas Públicas – USP (SP)
36. Pe. Antônio Brigido de Lima -Arquidiocese de Montes Claros, Bocaiúva (MG)
37. Ir. Rubens Falcheto – Vice Presidente da CRB-MG, Belo Horizonte (MG)
38. Ir. Joilson de Souza Toledo – Irmão Marista, Belo Horizonte (MG)
39. Ir. Luiz André da Silva Pereira, Marista Coordenação Provincial da Pastoral (DF)
40. Ir. José de Assis Elias de Brito –Marista, Brasília (DF)
41. Ir. José Augusto Junior – PJ Arquidiocese de Belo Horizonte, Belo Horizonte (MG)
42. Ir. James Pinheiro dos Santos – Marista, Diretor do Centrio Marista de Juventude de Natal e Circuito Jovem/PB (RN)
43. Ir. Paulo Henrique Martins de Jesus – Marista, equipe de Assessoria PJ Regional Leste II (MG e ES)
44. Ir. José Leonardo dos Santos Borba, Irmão Marista, Secretário do Instituto de Pastoral da Juventude Leste II, Belo Horizonte-MG.
45. Frei Edvaldo Nunes – Frade Franciscano, Belo Horizonte (MG)
46. Pe. Alberto Panichella – Assessor Nacional da PJMP (AM)
47. Pe. Antonio Murilo de Paiva – Assessor Setor Juventude da Arquidiocese de Natal (RN)
48. Kleber Luiz Cardoso – Missionário e sacerdote estigmatino brasileiro, Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Juventude em Asunción, Paraguay
49. Ir. Jane Cruz – militante da Pastoral da Juventude Estudantil (PA)
50. Pe. José Tadeu Rocha – Articulador do Setor Juventude do Regional Ne 2 (PE)
51. Renato Souza de Almeida, ex-membro da coordenação nacional da PJ e coordenação do Instituto Paulista de Juventude (SP)
52. Dalmo Cordova Coelho Filho, ex-coordenação da PJ na Arquidiocese de São Paulo, assessor de PJ e coordenação do Instituto Paulista de Juventude (SP)
53. Márcio Gomes Camacho, ex-coordenação da PJ Arquidiocese de São Paulo, Instituto Paulista de Juventude (SP)
54. Giselda dos Santos Braga, icm, coordenação do IPJ do Rio Grande do Sul (RS)
55. Mauro Costa Rodrigues – filósofo; mestre em educação pela UFMG e diretor executivo do Instituto Juventude Brasil (MG)
56. Paulo Mansan – Assessor da Pastoral da Juventude Rural (ES)
57. Maciel Cover – assessor da Pastoral da Juventude Rural (PB)
58. Edina Lima Cardoso, Arquidiocese de Goiânia, Rede Celebra e CAJU (GO)
59. Silvano S. da Silva – ex. Secretário Nacional da PJB (DF)
60. Francisco de Sousa (Chiquinho) ex. Secretário Nacional da PJMP (CE)
61. Maria Aparecida da Silva (Cidinha) – ex. Secretária Nacional da PJB (BA)
62. Carlos Marcelo – Sociólogo e Militante da PJMP (GO)
63. Givanildo Bonfim- ex. Secretário Nacional da PJMP (PR)
64. Ludimilla Aparecida Ex. Secretária Nacional da PJMP (GO)
65. Luana Tavares – Equipe Nacional de Serviços da PJMP (AL)
66. Redelson Tomaz – Assessor Nacional da PJMP (GO)
67. Leandro Dias – Militante da PJMP e coordenador Nacional da APNS (GO)
68. Luis Adriano Correa da Silva – Secretário do Setor Juventude Regional Ne 2 (PE)
69. Daniely de Barros Barbosa – engenheira eletricista, Coordenação Nacional da PJMP (RN)
70. João Carlos Nascimento da Silva, Assessor da PJMP, Olinda e Recife (PE)
71. Amanda Corrêa – ex-Secretária Nacional da PJE (RS)
72. Michele Vieira – militante da Pastoral da Juventude, assessora da Frente Parlamentar de Juventude da Assembléia Legislativa da Bahia (BA)
73. Beatriz Marins – militante da Pastoral da Juventude Rural
74. Adriano Brad – militante da Pastoral da Juventude Rural
75. Gilmar Andrade – assessor da Pastoral da Juventude Rural do Regional Ne3 (BA)
76. Simone Beatrice – militante da Pastoral da Juventude Rural (RS)
77. Letícia Melo – militante da Pastoral da Juventude Rural (RS)
78. Denise Pisone – militante da Pastoral da Juventude Rural (RS)
79. Isnar Viera Borges – militante da Pastoral da Juventude Rural (RS)
80. Silvia Azevedo Rosa – militante da Pastoral da Juventude Estudantil (MG)
81. Celso Santos – militante da Pastoral da Juventude Estudantil (SP)
82. André Bordignon – Assessor da Pastoral da Juventude – Campinas (SP)
83. Maicelma Maia – Pedagoga, articuladora das Pastorais da Juventude Bahia e Sergipe (BA)
84. Vânia Correia, jornalista, militante da Pastoral da Juventude da Diocese de Santo Amaro (SP)
85. Paulo Flores, jornalista, ex-Secretário Nacional da PJE (1993-1995), assessor de grupos de jovens, membro do Instituto Paulista de Juventude (SP)
86. Laine Chapada de Amorim, psicóloga, ex-Secretária Nacional da PJE (1997-1999) (SP)
87. Luis de Alencar- Assessor Pastoral da Juventude. Santo Amaro (SP)
88. Neide Pinto Santos – estudante de pedagogia UEFS, militante da Pastoral da Juventude (BA)
89. Susana Maia – ex secretária da coordenação nacional da Pastoral da Juventude, Instituto de Pastoral da Juventude Leste II (MG)
90. Joseane Araripe de Lima – militante da Pastoral da Juventude, Feira de Santana (BA)
91. Edvam Pinto Santos – PJ – Paróquia Imaculada Conceição, Feira de Santana (BA)
92. Sylla Pinto Santos – militante da Pastoral da Juventude, Feira de Santana (BA)
93. Helenilde Texeira da Silva – agente de pastoral – Arquidiocese de Feira de Santana (BA)
94. Leonardo Santana Marques – agente pastoral – Arquidiocese de Feira de Santana (BA)
95. Tiago Santos de Miranda – PJ Paróquia Sr. Do Bonfim, Feira de Santana (BA)
96. Sara Maria Santos de Miranda, Assessora da Pastoral da Juventude – Paróquia Sr. Do Bomfim, Feira de Santana (BA)
97. José Aniervson Souza dos Santos, Coord. Diocesano da Pastoral da Juventude/Diocese de Nazaré-PE, Presidente do Instituto de Protagonismo Juvenil/IPJ (PE)
98. Silas de Cássio, militante da Pastoral da Juventude – Diocese de Nazaré (PE)
99. Saulo de Tássio, militante da Pastoral da Juventude – Diocese de Nazaré (PE)
100. Jadeilson Gomes, Secretário Regional da Pastoral da Juventude Regional NE3 (BA)
101. Sale Mário Gaudêncio, Bibliotecônomo, Assessor da PJMP, diocese de Mossoró (RN)
102. Clayton Antônio de Miranda Oliveira, Assessor da PJMP Regional Ne 2, Mossoró (RN)
103. Cláudia Regina de Santana, militante da PJMP, Parnamirim (RN)
104. Walter Severiano da Silva Filho, militante da PJMP, Parnamirim (RN)
105. Adriana Elias da Silva, Assessora da PJMP, Natal (RN)
106. Telma Rodrigues da Silva, militante da PJMP, Natal (RN)
107. Lauro Costa Junior, Prof. de Ed. Física, Comissão Regional NE2 PJMP, Parnamirim (RN)
108. Ronaldo Monteiro Cerqueira – Assessor da PJ Regional 2 – Diocese de Nova Iguaçu-RJ
109. Jair Alves Costa – assessor da Pastoral da Juventude (BA)
110. Ranier do Nascimento Silva, Assessor da PJMP, Macaíba (RN)
111. Maria da Conceição Oliveira, Secretária do Setor Juventude da Arquidiocese de Natal, (RN)
112. Italo Agra de Oliveira Silva – Assessor da PJMP, Palmares (PE)
113. Ricchard Rocha Santos – Militante da PJMP, Palmares (PE)
114. Naiade Soares de Souza- Militante da PJ, Tanquinho (BA)
115. Marcelo Henrique Alves de Souza, Assessor da Juventude Salesiana, Natal (RN)
116. Daniele Francelino Laurentino, Assistente Social, Assessora da PJMP, Parnamirim (RN)
117. Mariza Campos de Oliveira, Militante da PJMP, Parnamirim (RN)
118. Sonia Maria da Silva, Assessora da PJMP, Parnamirim (RN)
119. Maria Verônica Avelino, Assessora da JUFRA, Natal (RN)
120. Daniele Francelino Laurentino, Assistente Social, Assessora da PJMP, Parnamirim (RN)
121. Josenildo Vicente – Comissão Regional NE2 PJMP, Palmares (PE)
122. Edgar Mansur – Ex. Secretário das PJs MG e ES, Instituto de Pastoral de Juventude-Betim (MG)
123. Paulo Olher – PJ Diocese de Oliveira – Campo Belo (MG)
124. Romeu Júnio de Bessa – PJ Diocese de Divinópolis (MG)
125. Neylane Fagundes – PJ Diocese de Araçuaí, Itaobim (MG)
126. Cristiana Aparecida- Ex. Coordenação Nacional da PJ, Teófilo Otoni (MG)
127. Carlos – PJ Diocese de Governador Valadares (MG)
128. João Paulo Furtado de Oliveira – PJ Diocese de Caratinga, Mutum (MG)
129. Rodrigo Bramusse – PJ Diocese de Itabira Cel. Fabriciano (MG)
130. Milton Lacerda – Assessor leigo PJ Diocese de Itabira e Cel. Fabriciano (MG)
131. Ítalo José Pires Cruz – PJ Diocese de Guanhães, Dom Joaquim (MG)
132. Jean Stefferson Pereira – PJ Diocese da Campanha, Três Corações (MG)
133. Alexandrina de Fátima Reis Silva – PJ Diocese da Campanha, Varginha (MG)
134. André Nogueira Guimarães – PJ Diocese de Patos de Minas, Patos de Minas (MG)
135. Vinicius Mendes Ventura – PJ Diocese de Leopoldina (MG)
136. Sidney Ferreira da Silva – PJ Diocese de Januária (MG)
137. Elis Viana – PJ Arquidiocese de Montes Claros (MG)
138. Padre Simão – PJ Diocese de Paracatu, Unaí (MG)
139. Josiele Soares Ruas Madureira – Centro Marista de Juventude, Montes Claros (MG)
140. Glaucia Maria de Oliveira – Instituto de Pastoral de Juventude Leste II, Belo Horizonte (MG)
141. Miguel Arcanjo de Assis – Instituto de Pastoral de Juventude Leste II, Belo Horizonte (MG)
142. Renata Rodrigues Ferreira – Instituto de Pastoral de Juventude J Leste II, Belo Horizonte (MG)
143. Gustavo Araújo Mafalda – Pastoral da Juventude Estudantil, Curvelo (MG)
144. Ricardo Palitot Antas – PJ diocese de Uberlândia, Uberlândia (MG)
145. Thalita Cândida Oliveira – PJ Arquidiocese de Belo Horizonte, Belo Horizonte (MG)
146. Adriano Mendes de Pinho – PJ Arquidiocese de Itabira Cel. Fabriciano, Ipatinga (MG)
147. Rafaela Goltara Souza – PJ Arquidiocese de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves (MG)
148. Ronaldo Aparecido Luiz – PJ Belo Horizonte, Ribeirão das Neves (MG)
149. Pe. João Carlos Siqueira – Dep. Estadual, Belo Horizonte (MG)
150. Mesias Moises Veríssimo – PJ Arquidiocese de Belo Horizonte (MG)
151. Ir. Joérica Oliveira – PJ Arquidiocese de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves (MG)
152. Weber Lopes Pereira, PJ Diocese de Itabira Cel. Fabriciano, Ipatinga (MG)
153. Victor Hugo Martins – PJ Diocese de Itabira Cel. Fabriciano, Ipatinga (MG)
154. Bruna Monalisa – PJ Diocese de Mariana, Ouro Preto (MG)
155. César Augusto Fernandes Silva – PJ Arquidiocese Belo Horizonte, Betim (MG)
156. Francisco de Paulo Luciano Araújo – PJ Diocese de Guaxupé, Paraguaçu (MG)
157. Ir. Luciana Vinicius de Souza – Ir. Dominicanas, Belo Horizonte (MG)
158. João Carlos Nascimento da Silva, Assessor da PJMP, Olinda e Recife (PE)
159. Verônica de Melo Rodrigues da Silva, Militante da PJMP, Olinda e Recife (PE)
160. Rodrigo Correia de Lima, Ex-Assessor Diocesano da PJMP, Olinda e Recife (PE)
161. Enildo Luiz Gouveia, Assessor da PJMP, Olinda e Recife (PE)
162. João Carlos, Ex-Assessor Diocesano da PJMP, Olinda e Recife (PE)
163. Gilson Jorge da Silva – Assessor da PJMP, Olinda e Recife (PE)
164. Deisy Rocha Farias – militante da Pastoral da Juventude (BA)
165. Bruna Rafaella de Lima Santos – Secretária Regional NE2 PJMP, Olinda (PE)
166. Sérgio Rogério Oliveira – Assessor Diocesano da PJMP, União dos Palmares (AL)
167. Francisco Crisóstomo (Thiesco) – Secretário da PJ, Diocese de Marabá (PA)
168. Arleth de Jesus Fiel Gonçalves – Militante da Pastoral da Juventude (PA)
169. Pâmela Grassi – militante da Pastoral da Juventude (RS)
170. Catiane A. Lima – militante da Pastoral da Juventude, Feira de Santana (BA)
171. Antonio B. Bizerra – agente de pastoral, Arquidiocese de Feira de Santana (BA)
172. Nailtom Santos – militante da Pastoral da Juventude, Feira de Santana (BA)
173. Guilherme Monteiro Cerqueira, professor, Coordenação Nacional da PJMP, RJ
174. Renato Ferreira Cordeiro – Assessor da PJ Regional 2 – Diocese de Nova Iguaçu (RJ)
175. Liége Santin – PJ Diocese de Chapecó (SC)
176. Franciele Santin – PJ Diocese de Chapecó (SC)
177. Pedro Caixeta Cabral – Assessor Regional da PJ – Diocese de Anápolis (GO)
178. Paula de Almeida Ferreira – Coordenação Diocesana da PJMP – Nova Iguaçu (RJ)
179. Ana Cácia Santos- Secretária Regional da PJMP NE 3 (SE)
180. Ulisses Willy Rocha de Moura- Assessor da PJMP (SE)
181. Sanadia Gama dos Santos- Assessora da PJMP (SE)
182. Rodrigo Szymanski, militante da Pastoral da Juventude, Diocese de Criciúma (SC)
183. Elena Casagrande – Assessora Regional da Pastoral da Juventude (SC)
184. Clivonei José Roberto, PJ da Arquidiocese de Ribeirão Preto, ex-membro da coordenação nacional da PJ (SP)
185. Maricelis Santana dos Reis, coordenação da PJ na Diocese de Santo Amaro (SP)
186. Rita de Cássia Cardoso, coordenação da PJ na Diocese de Santo Amaro (SP)
187. Helder Gomes do Santos, Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo (SP)
188. Cleidiana Lima Viana, Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Limpo (SP)
189. Dilson Nascimento Cruz, Pastoral da Juventude de Duque de Caxias (RJ)
190. Iracy Gomes professora, militante das Pastorais Sociais e professora
191. Vitor Hugo da Silva Ramos, Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo (SP)
192. Antônio Carlos Pereira da Silva, Pastoral da Juventude da Arq. de São Paulo (SP)
193. Eurivaldo Ferreira, Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo (SP)
194. Deyse Fabiana Brumatti, Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo (SP)
195. Fabiana Bezerra Nogueira, Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Limpo (SP)
196. Cristiane Silva Anjos, Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Limpo (SP)
197. Dayane Karla Silva anjos, Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Limpo (SP)
198. Adriano da Silva Martins, Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Limpo (SP)
199. Dehon Santos Silva, Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Limpo (SP)
200. Valéria Marques Mendes, coordenação regional da PJ em São Paulo, pedagoga (SP)
201. Marcelo Henrique Picolo Naves, ex-coordenação da Pastoral da Juventude São Paulo e coordenação do Instituto Paulista de Juventude (SP)
202. Fernanda Cristina Segalin, Coordenação Diocesana da PJ – Diocese de Chapecó (SC)
203. Camila Vicente Bonfim – bióloga (SP)
204. Carla Saadia Oliveira Moreira – Assessora da PJ Salvador (BA)
205. Bruno Conceição – Equipe de comunicação da PJ Salvador (BA)
206. Jaqueline Daiane Calmon – Secretaria executiva da PJ Salvador (BA)
207. Jaciara Pires – Educadora Social (DF)
208. Eder Francisco da Silva – estudante de engenharia ambiental, assessor da PJ (SP)
209. Elisandro Rodrigues – militante da PJ (RS)
210. Edivane Rodrigues – assessora da PJ (RS)
211. Giuliano Amaro Silva da Silva – militante da PJ (RS)
212. Giancarlo Silva da Silva – militante da PJ (RS)
213. Daniela Coelho da Silva – Grupo Shekinah – Paróquia São José – Gravataí (RS)
214. Virginia Vigano – Coordenação PJ Caxias do Sul (RS)
215. Niumar Ampese – Militante PJ (RS)
216. Rafael Barros – Vicariato de Canoas (RS)
217. Marina Berton – Coordenação PJ Erexim (RS)
218. Mateus Lesina – Coordenação PJ Santa Maria (RS)
219. Ciana Pessoa – Coordenação PJ Caxias do Sul (RS)
220. Joel Picoli – Coordenação PJ Passo Fundo (RS)
221. Aline Gayeski – Coordenação PJ Passo Fundo (RS)
222. Jéferson Cristhian – Coordenação PJ Canoas (RS)
223. Gisele da Rosa – Coordenação PJ Canoas (RS)
224. Sabrina de souza – militante PJ (RS)
225. Renata Zanella – assessora PJ Porto Alegre (RS)
226. Frei Patricio Sereta – assessor PJ Porto Alegre (RS)
227. Thiago dos Santos Rodrigues – PJ Porto Alegre (RS)
228. Leonardo Rodigheri – Coordenação PJ Passo Fundo (RS)
229. Meir Pinheiro – Grupo de Jovens da PJ Passo Fundo (RS)
230. Betyna Preischardt – Coordenação PJ Santa Maria (RS)
231. Fabricio Elias de Oliveira Alves – Assessor PJ (ES)
232. Maicon André Malacarne – Assessor PJ Passo Fundo e Erexim (RS)
233. Odair Camatti – PJ (RS)
234. Sérgio Lima Lacerda – Assessor PJ (ES)
235. Pablo Baierle Ferreira – Coordenação PJ Santa Cruz do Sul (RS)
236. Luciano Rodrigo Alves – Coordenação PJ Santa Cruz do Sul (RS)
237. Pablo Baierle Ferreira – Coordenação PJ Santa Cruz do Sul (RS)
238. Jader Rodgheiro – Ex – militante PJ (RS)
239. Daniel Ferreira – Grupo de Jovens da PJ Santa Cruz do Sul (RS)
240. Carla Graff – Ex – liberada da PJ Santa Cruz do Sul (RS)
241. Márcio Graff – PJ Santa Cruz do Sul (RS)
242. Robson Nandolfo Goltara – Assessor da PJ Arquidiocese de Vitória (ES)
243. Luana Castro da Silva – Assessoria Paroquia N.S.Navegantes – Vila velha (ES)
244. Maria Helizabeth Ferreira de Castro – Assessoria PJ Vitoria (ES)
245. Jacionor Pertille – Equipe executiva da PJ Diocese de Erexim (RS)
246. Bruna Lesina – Equipe executiva da PJ Diocese de Bagé (RS)
247. Gabriele Santolin – Equipe Executiva da PJ Diocese de Erexim(RS)
248. Elvis Brambila – Coordenador diocesano da PJ Diocese de Frederico Westphalen (RS)
249. Cleber Gusz Kusz- Coordenador Diocesano da PJ Diocese de Erexim (RS)
250. Kyndze Rodrigues Hörlle – Assessora do Setor Calabriano da Juventude e membro do Movimento CLJ (RS)
251. Jose Luis Abalos Junior- Agente Pastoral Diocese de Porto Alegre (RS)
252. Jéssica Oliveira de Souza – Militante PJ Diocese de Pelotas (RS)
253. Elisiane Zorzi – Coordenação PJ Passo Fundo (RS)
254. Aparecida Montana Santos – Militante da PJ (RS)
255. Marcos Reneu Zaro – Seminarista de Santo Angelo (RS)
256. Matheus Fernandes – Militante da PJ Marau (RS)
257. Marciano Guerra – Seminarista e PJ Caxias do Sul (RS)
258. João Guilherme Boaventura – músico e militante PJ
259. Vanessa Farenzena – Militante PJ (RS)
260. Ana Sara Niederle – PJ Diocese de Frederico Westphalen (RS)
261. Jaiane Kroth – Coordenação Regional da PJ (RS)
262. Crislaine de Carvalho Correia- Assessora da PJ Diocese de Estância (SE)
263. José Jardel do Nascimento- Assessor Diocesano PJ Diocese de Estância (SE)
264. José Ivaldo Araújo de Lucena – militante da Pastoral da Juventude (DF)
265. Ana Paula Oliveira – Teóloga e Assessora Diocesana da PJ – Volta Redonda (RJ)
266. Mairydelman Ilario de Lucena – militante da PJ (DF)
267. Paulo Sérgio Aquino – cientista social, ex-Coordenação Nacional da PJ, Nova Iguaçu(RJ)
268. Xenocrates Amon Mello, Militante Pastoral da Juventude – Arquidiocese de Curitiba, Fórum Estadual de juventudes do Paraná (PR)
Carta dos Jovens militantes da PJB, PJ / PJMP / PJE / PJR, ligados ao setor Juventude da CNBB!!!